PROTOCOLOS DE REDE
Existem diversos protocolos utilizados pela IPTV para a transmissão do conteúdo, mas os principais são RTP, RTSP, UDP, PIM e IGMP. Os protocolos usados podem ser divididos em camadas segundo o Osi Model, como:
Camada de Sessão – RTP, RTCP e RTSP
Camada de Transporte – TCP ou UDP
Camada de rede – Endereços IP, IGMP e PIM
Camada de Ligação de dados e Camada Física – Ethernet e Wi-Fi 802.11
A primeira camada de todas, Física, usam protocolos Ethernet e Wi-Fi e é responsável pela conversão de bits em pacotes de dados para serem, posteriormente, transferidos em rede.
No caso da camada de rede, são usados protocolos como IP e IGMP. Internet Group Management Protocol, IGMP, é usado para gerenciar a participação em grupos multicast IP, pois a distribuição de canais é feita por multicast. No caso da IPTV, o IGMP, é uma parte principal da especificação multicast na rede IP. Portanto, o protocolo é usado pela IPTV para se ligar a um canal TV e mudar para outro.
O Multicast Independent Multicast, PIM, é um conjunto de protocolos que gera rotas multicast, fornecendo distribuição de dados em redes IP, como Internet, WAN (Wide Area Network) e LAN (Local Area Network). Como o seu nome indica, o PIM é independente e usa informações de rotas fornecidas por vários protocolos, como BGP. O PIM é usado frequentemente para gerar as rotas dos fluxos de multicast de IPTV entre redes.
Na camada de transporte, são usados protocolos de TCP ou UDP. User Data Protocol, UDP, garante a entrega de conteúdo IPTV não seja atrasada, mesmo se houver pacotes atrasados ou danificados contidos no tráfego da rede, enquanto no TCP, enfrentam uma pausa na imagem pois tem que garantir a entrega do pacote. Como a IPTV é uma aplicação em tempo real que não tolera atrasos, é usado o UDP, mesmo não garantido que os pacotes sejam entregues.
Na camada de sessão, são usados protocolos RTP e RTSP. O primeiro, o Real Time Transport Protocol, RTP, é um protocolo fornece, em tempo real, conteúdo de áudio e vídeo em redes IP. O protocolo é usado para canais de streaming controlados pelo, Real Time Streaming Protocol, RSTP. O RTP e o protocolo de controle, Real Time Control Protocol, RTCP funcionam juntos. Nesse caso, o RTP fornece os fluxos de áudio e vídeo em redes IP, enquanto o RTCP recebe os fluxos transmitidos por uma ou mais fontes e combina-os num único fluxo, monitoriza as estatísticas de transmissão e qualidade de serviço (QoS).
O Real Time Streaming Protocol, RTSP, é usado para controlar os servidores de fluxo contínuo. O RSTP controla a entrega de dados enquanto o RTP transmite os canais. Este protocolo é usado para estabelecer e controlar as sessões do servidor para o utilizador.
[2] Imagem ilustrativa
[1] Camadas de Rede
Para iniciar e interromper a transmissão de dados, os servidores de mídia emitem comandos de reprodução e pausa para controlar facilmente a transmissão de arquivos por parte do servidor.O RTSP é usado para controlar os fluxos unicast e multicast. O fluxo de dados no RTSP é unidirecional, podendo apenas ser enviados do servidor para o utilizador.