top of page

APLICAÇÕES IPTV

São muitas as aplicações da IPTV, vamos enumerar algumas que são muito conhecidas pelas pessoas e que as usam todos os dias.

Video on Demand

Video-on-demand é um sistema que permite ao utilizador escolher o conteúdo vídeo que pretende, onde quiser, dentro das opções disponibilizadas pelo serviço. Com o VoD, o utilizador pode selecionar um programa ou um filme para transmitir no momento. Esta tecnologia pode ser utilizada através de uma set-top-box, computador ou outro dispositivo. Como qualquer outro servidor de vídeo, o VoD armazena o conteúdo de vídeo e tem a capacidade de fornecer várias cópias do mesmo conteúdo, suportando assim um enorme fluxo de vídeo a ser transmitido. Esta aplicação de IPTV, permite uma interação com o utilizador, fornecendo uma lista de conteúdos disponíveis, podendo este pausa, reproduzir ou avançar rapidamente o que se encontra a ser transmitido a pedido do cliente. Estes servidores onde se encontra o conteúdo são normalmente parte da headend da IPTV. Existem vários tipos de VoD que iremos falar de seguida:

Subscription Video on Demand (SVoD): Aqui o utilizador pode receber uma transmissão de vídeo individual e controlá-la na totalidade. Neste caso, os clientes pagam mensalmente por este serviço. Um exemplo de um serviço SVoD é o HBO.

Near Video on Demand (NVoD): Sendo semelhante ao SVoD, a única diferença entre eles é que o utilizador neste caso não tem controlo sobre a transmissão de vídeo apresentada.

Free Video on Demand (FVoD): Neste tipo de VoD, os utilizadores não precisam de pagar para assistir a qualquer conteúdo, na maioria destas transmissões são apresentados um grande número de anúncios.

 

Digital Video Recorder

O Digital Video Recorder é um dispositivo que permite a gravação (ou o agendamento de gravações) de conteúdos em formato digital para posterior visualização do conteúdo gravado. Desta forma, o utilizador tem a possibilidade de visualizar conteúdos numa hora diferente da da transmissão. Estes dados podem estar armazenados na set-top-box do cliente ou na headend.

Os DVR estão disponíveis numa grande variedade quer  de tamanho quer de tipo, neste caso os três principais tipos de DVR são: DVR Hibridos, DVR incorporados e DVR baseados em PC. Em qualquer um deles temos acesso a todas as funcionalidades típicas de um DVR, sendo a principal diferença entre eles a arquitectura dos mesmos, e com isso, a segurança que cada um deles fornece.

 

Mobile IPTV

Esta é uma tecnologia que usa dispositivos móveis para receber e transmitir tráfego multimédia, incluindo conteúdo de áudio e vídeo, dados e serviços gráficos, e mais funções baseadas em IP usando redes IP com e sem fio. Com esta tecnologia, os utilizadores poderão desfrutar de vários serviços de IPTV através da rede IP em todos os lugares. A tecnologia de IPTV móvel usa 4G da rede de dados móveis para executar serviços de IPTV no telemóvel. Esta tecnologia apresenta desde já várias vantagens, desde já o facto de usufruir de todo o conteúdo disponível não só na TV mas em qualquer dispositivo móvel, como telemóvel ou tablet. Uma das outras principais vantagens é o utilizador ter acesso a todas as funcionalidades tal e qual como se tivesse a ver na TV como o time-shifting.

A mobile IPTV oferece uma melhor qualidade de serviço, ajustando a transmissão de vídeo dependendo da ligação de dados, quanto melhor a ligação, maior qualidade terá a transmissão. Os serviços de IPTV móvel são fornecidos pelas operadoras, portanto, a aplicação, o serviço, os pacotes de canais e o custo do serviço será definidos por eles.

19.jpg

[1]  Interface do menu de gravações da MEO

bottom of page