top of page

REQUISITOS

O IPTV, como qualquer outra tecnologia, tem como objetivo convencer o seu público alvo, neste caso o público geral, para poder ser lucrativo. Como tal é necessário que haja uma série de requisitos que sejam cumpridos, desde a cobertura do serviço à garantiaq de que possui características iguais ou melhores às já oferecidas. Nas secções seguintes iremos ver certos requisitos que existem como a necessidade de instalação de um dispositivo em casa do cliente e da largura de banda necessária que garanta uma qualidade de serviço exigida pelos utilizadores.

 Físicos

Para que o cliente receba o conteúdo disponibilizado ao subscrever um serviço IPTV,  este precisa de ter um recetor, Set-Top-Box, STB. O STB serve para descodificar e descrita os sinais transmitidos pela rede, com o objetivo de transmitir esses sinais na TV, tornando assim possível ver televisão. Este aparelho possuem uma interface de rede, como a Ethernet e Wifi, para que possa estar ligado à internet pois é daí que são fornecidos os conteúdos de vídeo. O utilizador, a partir de um menu interativo no STB, consegue assim mudar de canais e utilizar os diferentes serviços fornecidos pela IPTV, como o VoD ou DVR.

 Largura de Banda

Como vimos anteriormente, é preciso uma conexão à Internet para que se possa ver TV, havendo assim uma largura de banda necessária que garanta a entrega do serviço. Assim, os servidores de TV suportam dois tipos de streaming: unicast e multicast. No caso do Multicast o fluxo é enviado uma só vez e pode ser recebido por vários receptores, usado frequentemente em transmissões de rádio. Contudo, a internet, é quase toda unicast, ou seja, um navegador conecta-se a um servidor e os pacotes fluem ao longo de uma conexão direta entre o servidor e o receptor.

Assumindo, um bitrate de:

 Canais com a definição padrão, SD, entre 2-5 Mbit/s; (

 Canais de alta definição, HD, entre 4-10 Mbit/s

 Canais de 4x a alta definição, 4K, entre 20-25 Mbit/s;

 Canais de 8x a alta definição, 8K, cerca de 100Mbit/s.

Se virmos agora, um serviço de IPTV que fornece 10 * canais HD para 100 utilizadores via unicast, usara cerca de 100*10 Mbits cerca usada uma largura de banda total de 1000 Mbit/s. O que já é uma largura de banda elevada.

Este mesmo caso, mas em vez de ser transmitido via unicast, se for multicast, apenas serão usadas 10*10Mbit/s, que dará cerca de 100Mbits, reduzindo significativamente a largura de banda usada.

​​

Qualidade de Serviço e Qualidade de Experiência

Para implementação bem sucedida de serviços de IPTV requerem uma excelente qualidade de vídeo, para isso, existem diversos requisitos técnicos, nomeadamente a qualidade do serviço apresentado e da respectiva experiência. O QoS, Qualidade de Serviço, é usado como medição do desempenho geral de uma aplicação, como IPTV, juntamente  com o transporte pela rede, mesmo quando se encontre numa situação em que existe um grande tráfego, a IPTV terá a sua largura de banda sempre assegurada. Para medir quantitativamente a qualidade de serviço, existem vários aspectos a ter em conta, como a perda de pacotes, taxa de bits (bitrate), atraso de transmissão, disponibilidade, entre outros. O QoE, Qualidade de Experiência, é definido para descrever o serviço e a qualidade apresentada ao utilizador. Esta medida abrange muitos aspectos diferentes, como a qualidade do vídeo e áudio, atrasos do VoD, interação do serviço com o cliente, conteúdo apresentado ou  a privacidade. Como tal, os parâmetros de medida do QoE são mais difíceis, caros e mais demorados para medir, não sendo usados para monitorização.

WhatsApp Image 2019-05-23 at 03.02.29.jp
WhatsApp Image 2019-05-23 at 03.02.30.jp

[1]  Sofia, a box IPTV da MEO

[2]  Imagem ilustrativa QoS

bottom of page